sábado, 1 de dezembro de 2007


Prolactinoma

O que é um prolactinoma?

Qual é o papel da glândula pituitária/Hipófise?

Qual a frequência dos prolactinomas?

Quais são os seus sintomas?

Que outras causas podem fazer elevar os níves de prolactina?

Qual o efeito de um prolactinoma na gravidez e na fertilidade?

Como se tratam os prolactinomas?

Relação entre prolactinomas e altos níveis de prolactina?

Quais os valores normais de Prolactina?



O que é um prolactinoma?


Um prolactinoma é um tumor benigno da glândula pituitária ,também chamada Hipófise, que produz uma hormona chamada prolactina. É o tipo mais comum de Tumor da Hipófise. Os sintomas de prolactinoma são orginados pela presnça de demasiada prolactina no sangue (hiperprolactinémia) ou por pressão da tumoral em tecidos circundantes.
A prolactina estimula a mama a produzir leite durante a gravidez. Após o parto os níveis de prolactina vão cair, a menos que haja amamentação. Cada vez que o bebe mama, aumentam os níveis de prolactina para manter a produção de leite.

Qual é o papel da glândula pituitária?


A glândula pituitária, desempenha um papel essencial na regulação do crescimento e do desenvolvimento, metabolismo e reprodução. Produz prolactina e uma variedade de outras hormonas igualmente importantes. Estas incluem a hormona reguladora do crescimento- hormona do crescimento; ACTH (corticotropina), que estimula as glândulas adrenais a produzir Cortisol; tirotropina, o que avisa a glândula tiróide a produzir as hormonas tiroideias; e hormona luteinizante - LH - e a hormona folículo - estimulante - FSH-, que regulam a ovulação o nível de estrogénios e a produção de progesterona nas mulheres, e formação de espermatozóides e produção de testosterona em homens.
Qual a sua localização ?
A glândula pituitária está situada no meio da cabeça numa zona chamada cela turca. Os nervos do olho estão diretamente acima da glândula pituitária. Não será pois de admirar que um aumento desta glândula provoque sintomas locais, tais como cefaleias ou distúrbios visuais. Estes tumores da pituitária também podem provocar alterações na produção das suas hormonas causando a sua redução (hypopituitarismo).



Qual a frequência dos prolactinomas?
Estudos pós-mortem indicam que 25 por cento da população dos E.U. tem pequenos tumores na hipófise. Quarenta por cento destes tumores da hipófise podem produzir a prolactina, mas a maioria não são consideradas clinicamente significativas. Tumores da pituitária com significado aparecem apenas em 14 de 100 mil pessoas.




Que causas podem estar na origem dos prolactinomas?
Embora a investigação continue a desmantelar os mistérios do crescimento desordenado das células, a causa dos tumores da hipófise permanece desconhecida. A maior parte dos tumores são esporádicos e além disso não se pensa que sejam de transmissão genética.


Quais são os sintomas?
Nas mulheres, os elevados níveis sanguíneos de prolactina podem com frequência causar infertilidade e alterações na menstruação ou Galactorreia. Em algumas mulheres, os períodos podem desaparecer completamente noutras os períodos podem ficar irregulares ou haver alterações no fluxo menstrual. As mulheres que não estão grávidas ou a amamentar poderão começar a produzir leite. Algumas mulheres podem experimentar uma perda de líbido. As relações sexuais podem tornar-se dolorosas devido a um aumento da secura vaginal.

Nos homens, os elevados níveis de prolactina origniam como sintoma mais comum a impotência. Porque os homens não têm um indicador fiável como a menstruação só recorrem ao médico quando quando se verificam dores de cabeça ou problemas oculares quando pelo aumento da hipófise há um pressionar do nervo oftálmico. Além disso podem não reconhecer uma perda gradual da função sexual ou da líbido. É somente após o tratamento que alguns homens se apercebem que tinham um problema com a função sexual.


Que outras causas podem originar um aumento da prolactina?


Em algumas pessoas podemos encontrar níveis altos de prolactina que não são devidos a um tumor hipofisário. Assim pode acontecer devido à toma de alguns medicamentos.


"A secreção de prolactina pela hipófise é, normalmente, reprimida pela Dopamina presente no cérebro."


Drogas que actuam bloqueando os seus efeitos na pituitária ou que originem a diminuição das suas reservas tem esse efeito. São por exemplo os tranquilizantes como Haldol (haloperidol) ou por exemplo Primperan (metoclopramida) usada em tratamentos de refluxo gastroesofágico ou na náusea provocada por tratamentos para combater carcinomas, menos usual é este efeito pela alfa-metildopa e pela reserpina.




Outros tumores perto da pituitária como o que causa Acromegalia ou Sindrome de Cushing que vão bloquear o fluxo de dopamina no cérebro não havendo por isso a sua acção inibitória sobre a pituitária.

Valores aumentados de prolactina são frequentemente observadas em pessoas com hipotiroidismo, e médicos devem testar rotineiramente pessoas com hiperprolactinémia para despiste de hipotiroidismo.
Estimulação mamária também pode causar um pequeno aumento na quantidade de prolactina no sangue.



Como é diagnosticado o prolactinoma ?
Um médico irá testar níveis sanguíneos de prolactina em mulheres com inexplicável secreção de leite (galactorreia) ou menstruação irregulares ou infertilidade, em homens com disfunção sexual e, em casos raros, secreção de leite.

Se a prolactina é alta, um médico irá testar a função tiroideia e verficar se há a toma de medicamentos conhecidos por aumentar secreção da prolactina . O médico vai também solicitar uma ressonância magnética, que é o mais sensível teste para detectar tumores da hipófise e determinar a sua dimensão. Tomografia Computadoriazada (CT varredura) também dá uma imagem da hipófise, mas é menos sensível do que o MRI.
Além de avaliar o tamanho da hipófise com tumor, os médicos também vão procurar por danos a tecidos circundantes, e realizar testes para avaliar se a produção de outras hormonas pituitária é normal. Dependendo do tamanho do tumoral, o médico poderá solicitar um exame ocular com medição da área limitada do campo visual.


Qual é o tratamento para o Prolactinoma?


O objetivo do tratamento é a secreção da prolactina voltar ao normal, reduzir o tamanho tumoral, corrigir eventuais anomalias visuais, e restaurar as funções normais hipófise. No caso dos tumores muito grandes, apenas a realização parcial deste objectivo pode ser possível. Porque dopamina é a molécula que normalmente inibe a secreção prolactina, os médicos podem tratar o prolactinoma com bromocriptina ( Parlodel ) ou cabergolina, drogas que agem como dopamina. Este tipo de medicamento é chamado de um agonista da dopamina. Estas drogas fazem diminuir o tumor e também os níveis prolactina retornar ao normal em aproximadamente 80 por cento dos doentes. Ambos os fármacos foram aprovados pela Food and Drug Administration para o tratamento de hiperprolactinémia. Bromocriptina é o único agonista da dopamina aprovada para o tratamento da infertilidade. Outro agonista da dopamina, pergolide, encontra - se disponível em os E.U., mas para o tratamento de Parkinson.
A Bromocriptina está associado a efeitos secundários, tais como náuseas e tonturas. Para evitar esses efeitos colaterais, é importante iniciar o tratamento com bromocriptina.


Um exemplo típico de uma abordagem utilizada por um endocrinologista:
Começar por tomar um quarto de 2,5 miligrama de bromocriptina com um lanche ao deitar. Depois de 3 dias, aumentar a dose para um quarto de comprimido com café da manhã e um quarto ao deitar. Após mais 3 dias, tomar meio comprimido duas vezes por dia, e 3 dias mais tarde, um comprimido à noite e meio com o pequeno - almoço. Finalmente, o aumento da dose para um comprimido duas vezes por dia. Se a prolactina é ainda elevada, acrescentar meio comprimido, com almoço. Se o medicamento é bem tolerado, aumentar a dose um comprimido. Se desenvolver efeitos secundários com uma dose mais elevada deve-se fazer o retorno à dose anterior. Com o tempo, os efeitos secundários desaparecem enquanto continua a baixar a prolactina.
O tratamento não deve ser interrompido sem consultar um médico endocrinologista. Os níveis de Prolactina voltam a aumentar, na maior parte das pessoas, quando o fármaco é descontinuado. Em alguns, no entanto, os níveis de prolactina permanecem normais, de modo que o médico pode sugerir diminuição ou descontinuação do tratamento de dois em dois anos a título experimental.
A Cabergoline também está associado a efeitos secundários, tais como náuseas e tonturas, mas estes podem ser menos frequente e menos grave do que com bromocriptina. Tal como acontece na terapêutica com bromocriptina , os efeitos secundários podem ser evitados se o tratamento é iniciado lentamente. Começar por tomar .25 miligramas (ou 1 / 2 comprimido) duas vezes por semana. Após quatro semanas, aumentar a dose por .25 miligramas para .50 miligramas (ou 1 comprimido) duas vezes por semana. Depois de mais quatro semanas, aumentar a dose por .25 miligramas para .75 miligramas (ou 1 e 1 / 2 comprimidos), duas vezes por semana. Finalmente, após quatro semanas adicionais , a dose pode ser aumentada para 1 miligrama (ou 2 comprimidos), duas vezes por semana. Se aparecerem os efeitos secundários com uma dose mais elevada, o médico pode retornar à dose anterior. Se num doente o nível da prolactina permanecer normal para 6 meses, o médico pode considerar suspender o tratamento.
Cabergoline não deve ser interrompido sem consultar um médico qualificado endocrinologista.

Cirurgia deve ser considerada se a terapêutica médica não pode ser tolerado ou se falhar a reduzir os níveis prolactina, a restaurar produções normais da hipófise e suas funções, bem como reduzir tamanho tumoral. Se a terapêutica médica é apenas parcialmente bem sucedido, esse tratamento deve continuar, possivelmente combinado com cirurgia ou radioterapia.
Os resultados da cirurgia dependem muito do tamanho tumoral e do nível de prolactina , bem como da habilidade e experiência do neurocirurgião. Quanto mais alto for o nível prolactina, menor a hipótese de atingir níveis séricos normais. Nos melhores centros médicos, a cirurgia corrige os níveis de prolactina em 80 por cento dos doentes para um soro com um valor inferior a 250 ng / mL. Mesmo em doentes com tumores grandes que não podem ser completamente removidos, o tratamento com medicação pode ser capaz de fazer baixar os níveis de prolactina após a ajuda da cirurgia.



Como o prolactinoma pode afectar a gravidez e a utilização de contraceptivos orais?


Se uma mulher tiver um pequeno prolactinoma, não há qualquer razão que ela não poder conceber e ter uma gravidez normal após terapêutica médica. A hipófise e a produção de prolactina aumentam durante uma gravidez normal em mulheres sem desordens hipofisárias. . Mulheres com tumores secretores de prolactina podem verificar um novo alargamento da hipófise e devem ser rigorosamente controladas durante a gravidez. No entanto, os danos causados à hipófise ou nervos do olho ocorre em menos de um por cento das mulheres grávidas com prolactinoma. Em mulheres com tumores grandes, o risco de danos à hipófise ou nervos do olho é maior.
Uma mulher com um prolactinoma deve discutir os seus planos com o seu médico, de modo que ela possa ser cuidadosamente avaliada antes de engravidar. Esta avaliação irá incluir uma ressonância magnética (MRI) de varredura para avaliar o tamanho tumoral e um exame ao olho com medição da área limitada do campo visual. Logo que a mulher engravide, o seu médico irá aconselhar que ela pare de tomar bromocriptina ou cabergoline, os tratamentos comuns para prolactinomas. A maioria dos endocrinologistas quer ver os doentes a cada dois meses ao longo da gravidez. O doente deve consultar o seu endocrinologista prontamente se desenvolve sintomas - sobretudo dores de cabeça, alterações visuais, náuseas, vómitos, sede excessiva ou poliúria, ou extrema letargia. O tratamento com Bromocriptina ou cabergolina pode ser retomado se o doente desenvolver sintomas de crescimento tumoral durante a gravidez.

Durante algum tempo pensou-se que os contraceptivos orais podiam contribuir para o desenvolvimento de prolactinomas. No entanto, este pensamento já foi abandonado.

Doentes com prolactinoma tratados com bromocriptina ou cabergoline podem também tomar contraceptivos orais.

Da mesma forma, a Terapêutica hormonal de substituição (THS) é segura em pacientes com prolactinoma tratados com terapêutica médica ou cirúrgica.



Osteoporose é um factor de risco em mulheres com altos níveis prolactina?


As mulheres cujos ovários produzem inadequada estrogénio têm um risco acrescido de osteoporose. Hiperprolactinémia pode causar um redução na produção de estrogénio . Embora a produção de estrogénio possa ser restabelecida após tratamento para hiperprolactinémia, mesmo um ou dois anos sem níveis adequados de estrogénios pode comprometer a força óssea, e estas mulheres deveriam proteger - se da osteoporose, aumentando o exercício físico e a ingestão de cálcio através da alimentação ou dos suplementos, e evitar fumar.





1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho prolactinoma estou fazendo tratamento com cabergolina a três meses gostaria de saber se temeu um tenho pra parar de tomar ou tem q ser a vida toda tbm estou sem mestruacao a um ano quero saber se com a cabergolina vou voltar a mestria e se demora muito e tenho o sonho de ter um filho será q vou conseguir ou q tem esse tipo de tumor não consegue tbm estou com policistos nos ovários e meu ginecologista passou diane mas esqueci de falar a ele q tenho esse tumor e que faço o uso da cabergolina será q msm tomando a cabergolina posso tomar diane pra os policistos