quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

VARICELA

O que é a varicela?

Qual é a idade mais habitual para o aparecimento da varicela?

A varicela é uma doença contagiosa?

Qual é o período de contágio da varicela?

Ao fim de quanto tempo após o contacto com um doente com varicela aparece a doença, no caso de haver contágio?

Qual é a altura do ano em que a varicela é mais frequente?

Quantas vezes pode uma criança ter varicela?

Quais são os sintomas da varicela?

Quais as diferênças entre a varicela na criança e no adulto?

A varicela é uma doença benigna?

Quais são as complicações da varicela?

O que é a Síndrome de Reye?

Como se faz o diagnóstico de varicela?

Como se trata a varicela?

Pode prevenir-se a varicela?



O que é a varicela?

A varicela é uma doença infecciosa causada por um vírus chamado Vírus da Varicela Zoster também conhecido por human erpes vírus 3,
(porque é também o agente causador do herpes zoster ou zona).


Qual é a idade mais habitual de aparecimento da varicela?

Esta é, sem dúvida, uma "doença da infância" atingindo preferncialmente crianças dos 2 aos 8 anos. Importante é saber que até ao 3º ou 4º mês de vida as crianças estão protegidas pelos anticorpos maternos (transmitidos pela mãe durante a gravidez) se a mãe teve a doença anteriormente.

Embora seja mais raro, a varicela pode atingir os adultos que não tiveram a doença enquanto crianças.


A varicela é uma doença contagiosa?

A varicela é considerada uma doença muito contagiosa, mas a sua transmissão depende, quase sempre, do contacto directo com a pessoa infectada. Isto deve-se ao facto de o vírus da varicela ser muito sensível à lavagem das mãos de quem trata do doente e ao arejamento dos locais onde este permanece. A transmissão pelo ar (através das gotículas de saliva), é teoricamente possível mas muito rara.


Qual é o período de contágio da varicela?

O período de contágio da varicela é de cerca de 10 dias (desde o dia anterior ao aparecimento da erupção até todas as vesículas estarem secas, formando crostas que já não contêm vírus vivos). Em alguns casos, em que a erupção é ligeira, este período pode ser menor, mas a legislação obriga a um período de afastamento escolar de dez dias, nas crianças em idade escolar que contraíram varicela.

Daqui resulta que uma criança pode ser o vector de contágio para outra quando ainda não apresentava sintomas aparentes, em virtude, de antes de apresentar as típicas erupções a varicela já ser contagiosa.


Ao fim de quanto tempo após o contacto com um doente com varicela aparece a doença, no caso de haver contágio?

O tempo que decorre desde o contágio até ao aparecimento da varicela (período de incubação) é de cerca de 15 dias, podendo variar desde dez e vinte dias.


Qual é a altura do ano em que a varicela é mais frequente?

Os surtos de varicela surgem habitualmente na Primavera, no final do Outono e no Inverno.


Quantas vezes pode uma criança ter varicela?

Só se tem varicela uma vez na vida pois a doença confere imunidade permanente (protecção contra uma nova infecção pelo mesmo vírus). Mas, embora raros, já estão descritos e comprovados alguns casos de segunda infecção pelo vírus da varicela, mas na maioria dos casos a ocorrência de segunda infecção deriva de erro de diagnóstico num dos casos.

Quais são os sintomas/como se manifesta a varicela?

O primeiro sintoma é a febre ligeira. Um ou dois dias mais tarde aparecem as típicas manchas vermelhas, primeiro no couro cabeludo e espalhando-se mais tarde pela cara, tronco, axilas, braços, pernas, boca e por vezes na traqueia e brônquios.
Na sua forma mais frequente a varicela começa com o aparecimento da erupção ou exantema em simultâneo com sintomas gerais e inespecíficos, como febre, dores de cabeça, mal estar e falta de apetite. A erupção da varicela caracteriza-se pelo seu aparecimento por «surtos», inicialmente no tronco onde é mais abundante, e expande-se depois para as regiões da cabeça e membros, tornando-se mais escassa nas zonas mais afastadas do centro do corpo. Outra característica da erupção da varicela é a sua rápida evolução, passando as lesões da pele por várias fases num período de poucas horas. As primeiras lesões são manchas de cor rosada (máculas), que se tornam salientes (pápulas), formam pequenas bolhas com líquido transparente no centro (vesículas) que ao secarem vão formar uma crosta. Devido à sua rápida evolução a característica mais evidente da erupção cutânea (exantema) da varicela é a coexistência dos quatro tipos de lesões (máculas, pápulas, vesículas e crostas) ao fim do primeiro ou segundo dia de doença. As lesões da varicela poupam a palma das mãos e a planta dos pés mas, atingem o couro cabeludo e as mucosas (garganta, órgãos genitais e conjuntiva), onde podem causar pequenas feridas dolorosas. Outra característica da varicela é causar habitualmente prurido (comichão), que pode ser intenso. Em relação à febre, é um sintoma variável na varicela, podendo ir de quase inexistente a febre elevada (39º - 40º), sendo a sua intensidade geralmente proporcional à extensão da erupção.

Quanto tempo duram as borbulhas?

Normalmente ao fim de 5 dias deixam de aparecer novas borbulhas.

A maioria forma crosta em 6 a 7 dias.

Há diferênças entre a varicela nas crianças e no adulto?

A varicela é , em geral, mais grave no adulto. Já vimos que na varicela do adulto há um período inicial de sintomas gerais, tais como: febre, dores de cabeça e de garganta, mal estar, dores musculares e falta de apetite, que precede o aparecimento da erupção, o que é menos habitual na criança. Além destes sintomas gerais mais precoces e intensos, a febre alta dura mais dias e a erupção é mais extensa. Também as complicações, raras na criança, são mais frequentes no adulto e potencialmente graves.

A varicela é uma doença benigna?

Na infância, a varicela é uma doença benigna, cursa, por vezes, com apenas uma erupção ligeira e quase sem febre ou outros sintomas gerais. Pode, no entanto, evoluir de forma mais grave, com complicações, o que é mais frequente nas crianças muito pequenas (no primeiro ano de vida), nos adultos e nos doentes imunodeficientes (com as defesas diminuídas por outras doenças). A varicela pode também ser grave na grávida, não só pela sua evolução, mas pelo risco de causar malformações, quando contraída nos primeiros meses da gravidez, ou varicela grave no recém nascido se afectar a mãe nos dias que antecedem o parto.

Quais são as complicações da varicela?
São principalmente as infecções bacterianas, encefalite e a pneumonia. Mas a complicação mais frequente da varicela é, sem dúvida, a infecção das lesões da pele por bactérias transportadas para o local quando o doente se coça. Não será displicente o cuidado a ter com as unhas. Deverão ser cortadas o mais rente possível para que a criança não provoque lesões na pele e ao mesmo tempo não sejam um local favorável ao acúmulo de bactérias.

As lesões infectadas podem, por sua vez, servir de porta de entrada a outras infecções mais graves, nos pulmões, rins, ossos, etc.

A pneumonia causada pelo vírus da varicela, embora rara, é uma complicação que pode ser grave, e que atinge principalmente os adultos, e com maior frequência as grávidas. Outras complicações mais raras são as complicações neurológicas, como a encefalite (infecção do cérebro) e a Síndrome de Reye (inflamação do cérebro e do fígado).


O que é a Síndrome de Reye?

A Síndrome de Reye é uma afecção grave de causa desconhecida, que provoca uma inflamação progressiva do cérebro e do fígado, podendo causar a morte. O Síndrome de Reye afecta normalmente crianças ou adolescentes, e embora se desconheça a sua causa, sabe-se que existe uma relação entre a administração de ácido acetilsalicílico ou derivados (aspirina, aspegic, etc.) a crianças com varicela ou gripe e o aparecimento desta complicação grave.



Como se faz o diagnóstico de varicela?

Sendo a varicela uma doença com sintomas e sinais fáceis de identificar pelo médico, o diagnóstico é habitualmente clínico, não havendo necessidade de o médico pedir análises.

Qual é o tratamento para a varicela?
O tratamento da varicela tem como finalidade o alívio dos sintomas. Para isso deve dar-se paracetamol para controlar febre (nunca utilizar aspirina, aspegic ou outros salicilatos devido ao risco de Síndrome de Reye) e antihistamínicos ou loções de uso local para aliviar a comichão, se esta for intensa. Cuidados de higiene, são fundamentais, para diminuir o risco de infecção secundária das lesões. Além do banho diário com água morna e sabão deve haver o cuidado de manter as unhas bem cortadas e limpas. Actualmente é possível diminuir a duração e a gravidade da varicela através da administração de um medicamento específico, o Aciclovir, em cinco doses diárias de xarope ou comprimidos . Para que este tratamento seja eficaz deve ser aplicado desde o início da doença. O uso de Aciclovir deve ser ponderado pelo médico e pelos pais, quando se trata de crianças, em que a evolução da doença é habitualmente benigna. A sua utilização é um imperativo nas situações em que é maior o risco de varicela grave, como são os jovens acima de catorze anos e os adultos, os doentes a tomarem altas doses de corticoides ou os que sofrem de doenças de pele ou doenças respiratórias crónicas.



Pode prevenir-se a varicela?

Já existe uma vacina contra a varicela, mas não é utilizada de forma generalizada, nem faz parte do calendário de vacinação.
  • Todas as crianças com 18 meses de idade, a
    menos que já tenham recebido uma dose da
    vacina contra a varicela ou tenham uma história
    clínica de varicela
    • Crianças com idades entre os 10-13 anos, a
    menos que já tenham recebido uma dose da
    vacina contra a varicela ou tenham uma história
    clínica de varicela
    Crianças que tenham tido varicela são consideradas
    imunes e não necessitam ser vacinadas.
    Existe também, para atenuar os sintomas da doença nos indivíduos que tiveram contacto com doentes e têm risco de desenvolver uma forma grave de varicela (adultos, grávidas, imunodeficientes, doentes tratados com doses altas de corticoides e recém nascidos), a possibilidade de administrar a gamaglobulina hiperimune (ou seja, um soro com anticorpos para o vírus da varicela).