segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Em que consiste uma Embolia Pulmonar?
(Também designado por Tromboembolismo Pulmonar)
Na embolia pulmonar há um coágulo que estava numa veia do corpo, por exemplo a nível dos membros inferiores - Tromboflebites -, e que se vai liberter dessa localização percorrendo a circulação sanguínea até atingir o pulmão, uma vez aí, vai circular numa artéria até que nesta, por diminuição do seu calibre, vai ocorrer uma obstrução.
Não se trata de uma situação estática, o trombo pode deslocar-se e ir afectar outra artéria ou até não causar sintomas.
Quais os Sintomas habituais?
- Diminuição da capacidade respiratória/Falta de ar.
- Dor no torax.
- Tosse seca que pode ser com sangue.
Outros sintomas que podem levar a falsos diagnósticos são o aparecimento de febre baixa, ansiedade e taquicardia.
O Diagnóstico é feito por conversa com o doente, numa fase inicial, onde também se faz uma gasometria arterial (consiste na colheita de sangue de uma artéria, diferente da colheitas habituais que se fazem na veias, esta é mais dolorosa). Este exame mostra diminuição do oxigénio no sangue.
Existem outras situações que podem causar embolia pulmonar, que não as tromboses venosas, mas são menos frequentes. Neste caso estão as pessoas que sofrem fracturas ósseas com exposição do osso. Quando isso acontece pode haver gordura óssea que passe para a corrente sanguínea. Essa gordura ira funcioar como um embolo provocando assim uma - embolia pulmonar gordurosa. Há ainda embolias pulmonares provocadas pela entrada de liquido amniótico na corrente sanguínea aquando do parto ou até em toxicodependentes por entrada de corpos extranhos quando se injectam.