domingo, 29 de julho de 2007

Ácido Fólico \ Vitamina B9 \ Folatos

Quando, em 1941, investigadores nos EUA isolaram do espinafre um factor responsável pela estimulação do crescimento do Streptococcus lactis sugeriram o nome de Ácido Fólico ( do latim folium para folha ) não imaginavam ainda a sua importância como vitamina para os humanos.


Antes deles outros investigadores já haviam isolado de extractos de fígado e levedura um agente curativo para a anemia macrocítica e factor de crescimento para frangos para Lactobacillus casei e para Streptococcus lactis mas as designações dadas por eles ( Vitamina M, Vitamina BC, Factor U ) não perduraram até hoje.


Em 1945 fica demonstrado que o Ácido Fólico cura a anemia megaloblástica da gravidez mas só em 1991 fica estabelecido que um suplemento de ácido fólico reduz a possibilidade de deficiência do canal neural em mulheres que já deram à luz uma criança com esta deficiência.



Já todos nós sabemos a importância do Ácido Fólico nos nossos dias mas;

- Quais de nós devemos fazer um suplemento de ácido fólico ?

- Quais os medicamentos que podem interferir com a sua absorção ?

- Quais os efeitos de um nível baixo de ácido fólico no organismo ?

Para responder a estas e outras questões vamos saber o que é, quais as suas fontes, e como é absorvido no nosso organismo.


O que é quimicamente?



O ácido fólico cujo nome químico é ácido pteroilglutâmico, pertence ao grupo das vitamínas do Complexo B, ainda é referido como folacina, vitamina B9 designações já em desuso. Actualmente o termo "Folatos" é utilizado para englobar todos os membros desta família que tem em comum o ácido pteróico ligado a um ou mais moléculas de L-glutamato.



Fig. 12

Qual a sua função ?

A função dos folatos é actuar no metabolismo de compostos de um carbono, sendo essencial para a biossíntese de purinas e da primidina tímica, vital na formação de glóbulos vermelhos (formação e manutenção de eritrócito e leucócito) e conversão de proteínas em energia.
São necessários para o crescimento e divisão celular, recuperação de doenças, funcionamento perfeito do trato intestinal. Transmissão de traços hereditários. Aumentam a lactação, podem retratar o embranquecimento dos cabelos se ingerindo junto com a B5 e o PABA. Oferece proteção contra os parasitais intestinais e intoxicação alimentar.

Quais são as suas fontes ?


Os folatos podem ser encontrados em muitos alimentos mas as fontes mais ricas são o fígado, os vegetais de folha verde escura, os feijões, o gérmen de trigo e a levedura, também pode ser encontrado na gema do ovo, no linho, em sumo de laranja e no pão integral (de trigo).

Importante é saber que os folatos presentes nos alimentos estão numa forma instável os vegetais frescos armazenados durante apenas 3 dias, à temperatura ambiente, já podem ter perdido 70% da sua actividade em folato. Outra forma de ocorrerem perdas é pela cozedura com extração da água ou pelo próprio aquecimento.

Uma vez no organismo ele apenas é armazenado no fígado e em pequenas quantidades, é por isso que, uma dieta pobre em ácido fólico pode originar uma deficiência em apenas alguns meses.


Como é absorvido ?


Os folatos da nossa dieta estão na forma de poliglutamato ( o n da figura 12 vai variando) e é assim que chegam ao intestino. Como é uma vitamina hidrossolúvel é de prever que tenha dificuldade em passar as nossas membranas celulares de natureza lipídica. Assim tem de existir um mecanismo para que entre na celula do intestino e daí passe à corrente sanguínea. Foi identificada uma proteína membranar ( PCFT/HCP1) que transporta os folatos do meio ácido do intestino delgado até ao interior das células intestinais.

No mundo ocidental um défice de ácido fólico pode ocorrer com frequência porque não se comem verduras cruas suficientes. As pessoas que sofrem de doenças do intestino delgado, sobretudo a doença de Crohn e o doença Celíaca, podem ter dificuldades para absorver o ácido fólico. Alguns medicamentos, como os antiepilépticos e os anticoncepcionais orais, também diminuem a absorção desta vitamina.

Quem deve fazer um suplemento de ácido fólico e quais os medicamentos que interferem com a sua absorção ?

Do que foi descrito sob a forma de absorção do ácido fólico já dei algumas pistas sobre isto mas, certamente, vai ficar surpreendido se lhe disser que, por exemplo, quem toma a pílula pode ver os seus níveis de folatos reduzidos por interferências várias, isto também se aplica a que ingere álcool em excesso ou até quem apenas toma medicamentos para baixar o colesterol, (ex: colestiramina ) ou agentes anti-epilépticos, também a sulfasalazina (uma sulfonamida usada no tratamento da colite ulcerosa). Outra situação habitual hoje em dia é a toma de anti-ulcerosos e anti-ácidos.

Então podemos aceitar a existência, à priori, de grupos de risco. Os Doentes de Crohn, Doentes Celíacos são um grupo que já possui outras deficiências nutricionais em resultado da má absorção desempenhada pelo seu intestino. Quem tem "problemas de estômago" estará certamente neste grupo. Para finalizar as Grávidas e mães que Amamentam também são um grupo de risco para um baixo nível de folatos em virtude de haver perdas para o leite e de ser necessário um grande aporte de folatos para o crescimento e renovação celular nesta etapa da vida. Há também situações que podem contribuir para uma melhor absorção dos folatos tais como um adequado aporte de Vitaminas do grupo B e da tão conhecida Vitamina C, esta além disso pode fornecer o meio redutor necessário à preservação dos folatos na dieta. Uma dieta pobre em ácido ascórbico será, provavelmente, pobre em folatos.

- Quais os efeitos de um baixo nível de folatos no organismo ?

O ácido tetrahidrofólico ( n = 4 ) é a forma activa dos folatos no organismo e actua como Coenzima em numerosas reacções metabólicas essenciais. Algumas como o metabolismo dos a.a. fundamentais para a síntese proteíca ou a síntese dos ác. nucléicos os famosos DNA e RNA que transportam a informação genética no nosso organismo.

A deficiência dos folatos numa fase inicial pode manifesta-se por cansaço, irritabilidade e perda de apetide, como vemos pode passar facimente desapercebida. Por isso vamos analisar a deficiência grave em folatos, essa sim, leva num curto período a uma anemia megaloblástica, uma doença na qual a medula óssea produz glóbulos vermelhos grandes e imaturos. Uma vez deixada sem tratamento pode ser fatal.

Uma situação aguda de deficiência em folatos pode surgir quando se fazem alguns tratamentos com antagonistas dos folatos aqui surjem perda de apetite, dores abdominais, enjoos e diarreia, podem até desenvolver-se úlceras dolorosas na boca e na faringe, alterações de pele e perda de cabelo. A nível geral uma deficiência crónica gera quase sempre problemas neurológicos com demência e depressão.

- Qual a Dose Diária Recomendada ?

A OMS recomenda: 25 a 35 mg de folatos / dia para bebés.

50 a 150 mg para crianças.

200mg homens.

180mg mulheres.

600mg mulhere grávias.

260 a 280mg mulheres a amamentar.

- Utilização Terapêutica

Para situações de risco de deficiência de folatos são recomendados suplementos de ácido fólico ( ou em alguns casos de àcido folínico ) de 400 a 500 mg. Durante a gravidez são utiliazadas doses até 5mg por estar demonstrado a redução de incidência de malformações do feto, especialmente as deficiências do canal neural ( malformações do cérebro e medula espinal).