segunda-feira, 31 de março de 2008

ERVA CIDREIRA

Nome Científico: Lippia alba (Mill) N. E. Br.
Família: Verbenaceae
Nomes Populares: Chá de tabuleiro (CE),
erva cidreira,
falsa melissa,
erva cidreira brava,
erva cidreira do campo (PA),
salva do Brasil, salva limão,
alecrim do campo,
salva brava (RS),
cidrila,
orégano
e
salvia nos outros países Latino-Americanos.

Características:

Arbusto de até dois metros de altura, muito ramificado. Galhos finos, alongados e quebradiços.
Folhas opostas, ovadas ou oblongas, pubescentes e de bordas serreadas.
A folha é a parte da planta que mais se usa.
Flores pequenas de cor rosa, lilás ou branca, reunidas em inflorescências capituliformes.
Fruto capsular com sementes pequenas.
Planta muito comum em toda a América tropical e subtropical. No Brasil está amplamente distribuida em todo território.
Encontrada como planta espontânea em terrenos abandonados e também em hortas domiciliares em todos os estados do país; no sul é cultivada em faixas para conservar e proteger o solo da erosão.

Comentários:
Existe na sua composição química um óleo essencial do grupo dos terpenos, na maioria monoterpernos: carvacrol, p-cimeno, citral (geranial e neral), cânfora e outros.
Tem acção analgésica, espasmolítica, antibacteriana, peitoral.
Testes farmacológicos não apresentaram efeitos tóxicos em animais. Carriconde et al (1995).
Segundo Almeida (1993), utilizando as raízes em chás, tem bom efeito na insônia, palpitações nervosas, debilidade cardíaca, enxaquecas, vômitos, desobstruções hepáticas.
As folhas tem ação sudoríficas.
Albuquerque (1989) refere que erva cidreira ajuda a conciliar o sono.
Balbach (198?), relata a espécie Melissa officinalis da família Labiadae (hoje chamada Lamiaceae), sendo erva cidreira (Lippia alba) da família Verbenaceae. Igualmente, Morgan (1979), como também Bremness (1993), fazem a mesma afirmação.

Composição Química:
Óleos essenciais
Esteróides

domingo, 30 de março de 2008

HISTÓRIA da L´OREAL

1907 um jovem químico francês, Eugène Schueller, desenvolve uma inovadora fórmula de coloração capilar começando assim a história da L´Oreal.

1909 Schueller regista a sua empresa com o nome de Sociedade Francesa de Tintas Inofensivas para o Cabelo.

1920 a pequena companhia emprega três químicos nos dias de hoje esse número atinge os dois mil.

1973 a L´Oreal compra a Syntelabo seguindo as suas ambições no sector farmacêutico, em 1999 a Syntelabo funde-se com a Sanofi e formam a Sanofi-Syntelabo que por sua vez viria a fundir-se com a Aventis em 2004 para formar a Sanofi-Aventis.

2006 a L´Oreal adquire a companhia The Body Shop.

Actualmente a nossa empresa tem sido criticada pela experiencias feitas em animais mas principamente por enfatizar demaziado a qualidade dos seus produtos ou como alguns críticos afirmam ultrapassar todos os limítes do aceitável na manipulação dos resultados dos seus produtos. Assim surgem videos satirizando a qualidade dos seus produtos.
Recentemente, mais um escandalo assolou a L´Oreal quando Monica Waitzfeld publicou bestseller onde divulga as relações de cumplicidade com a força nazi durante a II Guerra Mundial onde inclusive é acusade de usurpação da instalações que serviriam para a sede da sua empresa na Alemanha sendo esta mais uma confirmação das posições anti-semiticas assumidas pela L´Oreal.
Os slogans da L´Oreal tem evoluido ao longo dos anos desde "Because I’m worth it" para "Because you're worth it" e actualmente "You're worth it". Até para os homens criou o "Because you're worth it too!", ou então para as crianças "Because we're worth it too!"


quarta-feira, 26 de março de 2008

Qual a importância da sua compreensão?

segunda-feira, 24 de março de 2008

O que o Chá pode fazer por ti !
Resolvi, passados mais de 6 meses, voltar a falar-vos das virtudes do chá. Sou uma pessoa convertida e sem dúvida que, para isso, a Quaresma contribuiu de forma decisiva. Ora eu dizia que estava convertido... é verdade. Finalmente estou perfeitamente ciente das vantagens e virtudes de uma boa chávena de chá. Numa altura de renúncia decidi ordenar um pouco a minha alimentação. A regra consistiu em após as 17:30 h, minha hora do lanche, não voltar a cometer excessos. Aqui, cada um pode entender como quiser. Qual é o seu excesso ? Pode ser o álcool, o açúcar, para mim foi simplesmente remeter-me a um jantar frugal! É verdade que isto vem em muitos livros de dietas, é também verdade que já havia feito isto antes, mais verdade ainda é que passadas uma ou duas horas após o jantar, sempre veio, e ainda vem, uma fome louca, um estar desinquieto pela casa! O mais provável é darmos connosco frente à TV... sim, mas após um encontro com a luz ténue do frigorífico. A minha perdição! Muito simples, uma bebida branca. Sim, antes de ir para a cama uma boa dose e bem acompanhada com muitas bolachas de chocolate! Certamente que, após meio litro de leite, se dorme melhor mas, de manhã, acordava, quase sempre, sem vontade de ingerir um bom e nutritivo pequeno almoço, como todos devemos tomar. Então que mudança fiz ? Simplesmente substitui a minha terna e doce bebida branca por um chá quente e sensual. Agora escolham qual é o seu mas deve ser descafeinado, se querem dormir sossegados. No dia seguinte dei comigo a saltar da cama revigorado, e com imenso apetite, agora sim, é bem vinda a minha bebida branca com queijo, cereais e todos o exageros que se podem e devem cometer ao pequeno almoço! Não vos vou dizer quanto perdi em peso, isso não é muito significante mas verificou-se além disso e principalmente aconteceu uma diminuição do perímetro abdominal marcada e bem quantificável. Todo o corpo ficou mais leve mais enérgico e quem está mais enérgico tem tendência a gastar mais calorias... e por aí fora... o resto já adivinham! Após 15 dias desta experiência, nada científica, consegui, contudo, detectar algumas coincidências... vou investigá-las, de um ponto mais científico, e depois conto!
Até lá, deixe a sua bebida branca, seja ela qual for, e acompanhe-me num bom chá!
Estou aberto a sugestões, a sua será sempre bem vinda!

segunda-feira, 17 de março de 2008

Reacção de Galli-Mainini


Já todos sabemos que, quando beijado por uma princesa, um sapo transforma-se num lindo príncipe, o que poucos sabem é que, nos anos 50, o nosso amigo, que hoje controla a net em Portugal, controlava também os movimentos das cegonhas.
Como fazia isto? Era ele que indicava qual a mulher que estava grávida ou não!
Era simples; bastava colher urina de uma mulher ( esta não devia beber muitos líquidos, para que a urina estivesse o mais concentrada possível ) depois vinha a parte mais difícil que é conseguir sapos, isso mesmo um sapo macho, com mais de 100 grama de peso. Primeiro injecta-se 10 ml de urina via subcutânea de modo a atingir o saco linfático do animal e se esta urina tiver a hormona gonadotrofica coriónica humana vai induzir a liberação de espermatozóides que são levados até a cloaca e se acumulam aí e na urina contida na bexiga.
Decorrido a primeira ou segunda hora introduz-se uma pipeta (um tipo de canudo) na cloaca do sapo e obtem-se a urina ali alojada.
Caso seja positivo, ao microscópio, aparecem espermatozóides semelhantes a finos riscos pretos, dotados de movimentos e uma fina cauda. Concluindo-se que a urina aplicada é de uma mulher grávida.
A positividade da reação é de 99,5% a 100% nas gestações de menos de quatro meses e depois do quarto ou quinto dia da
amenorreia.

Até apetece dizer como o nosso saudoso amigo Fernando Pessa "E esta, hem?".

quinta-feira, 6 de março de 2008




O que se sabe sobre a perfuração do Tímpano?

A ruptura do Tímpano ou perfuração pode se causada por uma pressão excessiva sobre esta membrana originada quer por um instrumento pontiagudo (contonete, palito, etc.) ou até por um jato de água ou ar. Outra causa pode ser uma infecção do ouvido médio (otite) com acúmulo progressivo de secreção purulenta.

Quando temos um ouvido perfurado há:

- diminuição da audição
- dor
- pode haver zumbido
- pode haver até sangramento

O diagnóstico faz-se por exame da membrana timpânica com otoscópio ou microscópio.

Mais Imortante!
- Uma perfuração pequena pode fechar ( demora algumas semanas).
- Perfurações maiores podem necessitar de cirurgia reconstrutiva do tímpano.

- Evitar a entrada de água no ouvido.

Para isso há variados processos sejam tampões ou simplemente algodão embebido numa solução oleosa.

Qual o objectivo de fazer um Timpanograma?

Em que consiste uma Timpanoplastia?

Quando se faz uma Miringoplastia ?

Encerramento cirurgico de uma perfuração do tímpano por meio de um enxerto faz-se para melhorar a audição e, por vezes, para tratar infecções recorrentes do ouvido. O enxerto é geralmente retirado do revestimento aponevrótico do músculo temporal.

Quais as causas dos Zumbidos ?

Qual a importância da Trompa de eustáquio ou Tuba auditiva?

Importância da Manobra de Valsalva para os praticantes de mergulho!